O profissional de Educação Física trabalha, essencialmente, com a promoção da capacidade física e da saúde através da prática sistematizada das atividades físico-corporais. Ele é o profissional que cria, organiza e supervisiona programas de atividades físicas elaborados para indivíduos ou grupos de indivíduos. Também atua na preparação de atletas profissionais ou amadores e no tratamento de portadores de deficiências ou limitações físicas.Esse profissional pode atuar em escolas, academias, clubes, entidades esportivas, ONGs, empresas privadas que valorizam as ginásticas laborais ou realizar atendimento individual como Personal Trainer.
O profissional de Educação Física possui uma entidade classista forte (formada pelos Conselhos Regional de Educação Física e pelo Conselho Federal de Educação Física), que exige que o exercício da profissão só seja possível mediante o porte do Registro da Categoria. O professor da área pode lecionar nos ensinos Fundamental e Médio.
Educação Física, Portaria nº. 2.876, de 13/09/2004;
Coordenador: Frederico José Assunção Rissari
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR
1º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS DE AFRODESCENDENTES
|
-
|
-
|
-
|
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
|
-
|
-
|
-
|
EDUCAÇÃO P/ GRUPOS ESPECIAIS
|
-
|
-
|
-
|
BIOMECÂNICA
|
-
|
-
|
-
|
METODOLOGIA DOS ESPORTE COLETIVOS II
|
-
|
- |
-
|
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA/METODOLOGIA
|
-
|
-
|
-
|
TOTAL |
- |
- |
-
|
2º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
- |
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
TOTAL |
- |
- |
-
|
3º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS DE AFRODESCENDENTES
|
-
|
-
|
-
|
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
|
-
|
-
|
-
|
METODOLOGIA DOS ESPORTE COLETIVOS II
|
-
|
-
|
-
|
EDUCAÇÃO P/ GRUPOS ESPECIAIS
|
-
|
-
|
-
|
BIOMECÂNICA
|
-
|
- |
-
|
ANATOMIA II
|
-
|
-
|
-
|
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA
|
-
|
-
|
-
|
TOTAL |
- |
- |
-
|
4º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
- |
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
TOTAL |
- |
- |
-
|
5º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS DE AFRODESCENDENTES
|
-
|
-
|
-
|
BIOMECÂNICA
|
-
|
-
|
-
|
EDUCAÇÃO P/ GRUPOS ESPECIAIS
|
-
|
-
|
-
|
METODOLOGIA DOS ESPORTE COLETIVOS II
|
-
|
-
|
-
|
PRÁTICA PEDAGOGICA III
|
-
|
- |
-
|
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA
|
-
|
-
|
-
|
ANATOMIA II
|
-
|
-
|
-
|
TOTAL |
- |
- |
-
|
6º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
- |
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
TOTAL |
- |
- |
-
|
7º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS DE AFRODESCENDENTES
|
-
|
-
|
-
|
BIOMECÂNICA
|
-
|
-
|
-
|
PRÁTICA PEDAGOGICA IV
|
-
|
-
|
-
|
ANATOMIA II
|
-
|
-
|
-
|
METODOLOGIA DOS ESPORTE COLETIVOS II
|
-
|
- |
-
|
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA
|
-
|
-
|
-
|
EDUCAÇÃO P/ GRUPOS ESPECIAIS
|
-
|
-
|
-
|
TOTAL |
- |
- |
-
|
8º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
BIOMECÂNICA
|
-
|
-
|
-
|
TCC
|
-
|
-
|
-
|
METODOLOGIA DOS ESPORTE COLETIVOS II
|
-
|
-
|
-
|
EDUCAÇÃO P/ GRUPOS ESPECIAIS
|
-
|
-
|
-
|
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
|
-
|
- |
-
|
TOTAL |
- |
- |
-
|
RESUMO
|
TOTAL
|
Disciplinas Teóricas e Práticas
|
2340
|
Atividades Complementares
|
200
|
Estágio Curricular Supervisionado
|
400
|
Prática Pedagógica
|
400
|
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
|
3340
|
ELETIVAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
Capoeiragem
|
40
|
-
|
40
|
Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais
|
40
|
-
|
40
|
Esportes de Aventura e Atividade Física na Natureza
|
40
|
-
|
40
|
OPTATIVAS
|
TEÓRICA
|
PRÁTICA
|
TOTAL
|
Educação Especial e Inclusiva
|
40
|
-
|
40
|
Empreendedorismo na Educação Física
|
40
|
-
|
40
|
Gestão Ambiental na Saúde
|
40
|
-
|
40
|
*As atividades complementares deverão ser adquiridas durante todo o curso
|