Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação do ISEED/FAVED vem desenvolvendo importante trabalho no sentido de fortalecer a instituição nas suas diversas áreas, apontando as fragilidades e sugerindo ações para minimizá-las. Temos procurado com bastante esforço dos membros da comissão cumprir a proposta de avaliação institucional interna sugerida pelo MEC por meio do SINAES, a confiança no sistema e os resultados alcançados têm sido a nossa grande fonte de motivação.

Dificuldades encontramos muitas como desconfiança da comunidade acadêmica, perda de importantes membros por motivos variados, sendo o principal a troca de instituição, desinteresse de alguns membros, contudo tais dificuldades não impediram a seqüência do trabalho. Vale ressaltar aqui a colaboração do corpo diretivo da instituição que quase sempre acatou as sugestões encaminhadas pela CPA.

A Comissão Própria de Avaliação do ISEED/FAVED conta com o apoio fundamental de um núcleo de pesquisa da instituição, o NESPISSED – Núcleo de Estudos Sócio-Político do ISEED que funciona desde o ano de 2005, coordenado pelo prof. Flávio Rocha Puff. O núcleo desde sua fundação promoveu diversas pesquisas de caráter interno como avaliações dos discentes sobre a instituição como um todo além de ter realizado pesquisas em parceria com outros núcleos universitários como o NEASPOC da Universidade Federal de Ouro Preto, a prefeitura de Ouro Branco, pesquisa na cidade de Guanhães entre outras. Dessa forma, o núcleo tem contribuído substancialmente no levantamento de dados quantitativos junto ao corpo discente e docente e técnico-administrativo da instituição.

Relatórios da CPA

AnoResumo
2015

A Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES) é um doscomponentes básicos do SINAES, que se desenvolve em dois momentos: aautoavaliação, conduzida pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA), e aavaliação externa, realizada por comissões externas designadas pelo InstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP-MEC),segundo diretrizes da Comissão Nacional da Educação Superior (CONAES).


2014

As ações da CPA, órgão da Administração, resultou em mais um relatório anual, fruto do trabalho de um ano inteiro de atividades dentro da dinâmica avaliativa prescrita pelo MEC. No âmbito desse programa, as avaliaçãoes que foram realizadas privilegiaram os cursos de graduação da FAVED, com ênfase na atuação dos docentes e nas disciplinas por eles ministradas...


2013

Em 2013 iniciou-se uma nova fase na CPA, com novos membros contribuindo para dar uma nova dinâmica à autoavaliação institucional. Os resultados mostram que a IES está no rumo certo, embora tenha ainda muito a melhorar. A participação de todos os colaboradores e dos discentes foi o maior sinal de que passamos por um momento de renovação e foi o ponto alto de todo o processo. Uma lista de sugestões foi redigida para cada área a fim de que as mudanças possam continuar a acontecer e não fiquemos restritos ao relatório...


2011

A Pesquisa de Avaliação Institucional do ISEED realizada entre os dias 13 e 14 de Outubro de 2011 vem dar continuidade ao processo, iniciado em novembro de 2005, que é o de ouvir a opinião da comunidade discente do ISEED quanto as suas inquietudes em relação à Instituição. Dessa forma a pesquisa ouviu os alunos matriculados nos cursos de graduação do ISEED e da FAVED. Os discentes responderam a um questionário de forma orientada pelos professores envolvidos na equipe do NESPISEED...


2010

No ano de 2010 foi construído um laboratório de anatomia animal para aulas dos cursos de enfermagem e ciências biológicas; melhoria nas acomodações e no sistema de som do auditório; implantação de divisórias nas coordenações dos cursos; entre outros. Em relação aos discentes a Diretoria Acadêmica abriu uma agenda semanal para atendimento das demandas dos mesmos; contratação de mais funcionários técnicos administrativos para os setores da secretaria e do financeiro; incentivo ao ingresso na carreira docente ...


2008

A avaliação positiva dos professores apresenta índice elevadíssimo, com mais de 90% de aprovação, tendência já apontada na primeira pesquisa. O que mostra ser um aspecto que influência na avaliação positiva da instituição como um todo. O envolvimento do corpo docente, a qualificação e o bom relacionamento pesaram decisivamente nesta boa aprovação. É obvio que uma avaliação geral esconde problemas localizados em alguns cursos, para isso fizemos a avaliação dos docentes por curso, como podemos acompanhar na página a seguir...


2007

As carências apresentadas são típicas de uma Instituição jovem que busca o seu espaço e que se encontra em plena fase de expansão, ou seja, não são contundentes ou comprometem de maneira significativa o bom desenvolvimento e a qualidade dos serviços prestados. Pode-se dizer, que se trata de problemas normais dentro de um contexto de crescimento de diversificação de atuação. Devido ao fato de ser uma instituição nova, que formará no fim do ano sua primeira turma, pode-se dizer que se ...

 

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