Notícias

Alunos da Faculdade Iseed/Faved adquirem conhecimento sobre importância da CPA

   22/02/2018 – Já no início deste primeiro semestre   letivo a Comissão Própria de Avaliação – CPA das Faculdades Iseed/Faved,   Presidida pelo Prof. CLÓVES JOSÉ MACIEL JUNIOR , planeja reuniu-se com alunos  

representantes de todos os cursos da Instituição para o trabalho de  conscientização da importância do papel que   esta Comissão representa para a melhoria da qualidade do ensino   oferecido. 

Para tanto, os representantes serão multiplicadores das informações   discutidas junto às suas respectivas turmas. Segundo o Profa. Gisele Giles   Cardoso Representante Docente na CPA “a participação dos estudantes é   fundamental no processo de avaliação institucional”.

A Avaliação é um processo   de grande relevância para o crescimento de uma Instituição de Ensino Superior   os resultados servem de base para o planejamento estratégico, o que   proporciona mudanças na IES que precisa garantir um Padrão de Qualidade e   para assegurar essa qualidade, necessita de avaliações de forma sistemática   envolvendo os processos de ensino, pesquisa e extensão, segmentos   técnico-administrativos, corpo docente e discente.

 Neste contexto, a avaliação institucional deixou de ser   atividade opcional para transformar-se em componente intrínseco e   necessariamente rotineiro em todas as instâncias das Faculdades Iseed/Faved.   Avaliar seu desempenho tornou-se uma prioridade de gestão institucional. Desde   a sua implantação, o Programa de Avaliação das Faculdades Iseed/Faved vem   desenvolvendo de forma contínua atividades voltadas para o aperfeiçoamento   acadêmico, além de constituir-se como uma ferramenta para subsidiar o   planejamento da gestão.

 A Avaliação Institucional é um processo desenvolvido pela   Comunidade Acadêmica e conta com a participação da Comissão de Avaliação-   CPA, em consonância com a Lei 10.861/2004 do Sistema Nacional de Avaliação do   Ensino Superior - SINAES, e tem o propósito de promover a qualidade da oferta   educacional em todos os Eixos das Dimensões, retrata o compromisso   institucional com o autoconhecimento e sua relação com a qualidade dos   serviços prestados à sociedade.  Nesta perspectiva a auto-avaliação das   faculdades Iseed/Faved tem como princípios básicos a análise da evolução de   sua identidade, o aprimoramento da qualidade expressa em seus projetos   estratégicos: o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Projeto Pedagógico   Institucional e os Projetos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

 A avaliação interna integrará o processo   didático-pedagógico relacionado ao desenvolvimento da instituição, que   inclui as atividades de   ensino, pesquisa, extensão, gestão, corpo social e infraestrutura   e logística envolvendo todos os seus aspectos. A CPA é parte integrante do Sistema Nacional de   Avaliação da Educação Superior - SINAES e é responsável pela condução dos   processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de   prestação das informações solicitadas pelo INEP. Assim, a CPA tem um papel   importante na elaboração e desenvolvimento de uma proposta de autoavaliação,   em consonância com a comunidade acadêmica e os Conselhos Superiores da Instituição. 

   São membros atuantes da CPA das Faculdades Iseed/Faved: Prof. Clóves José   Maciel Junior, que a Preside; Eliane Pessoa da Costa - Secretária; Ana Maria   Leite Marcatti - Técnico Administrativo; Paulo Roberto de Figueredo – Técnico   Administrativo na área de Informática; Tainara Silva Soares – Representante Discente;   Gisele Giles Cardoso – Representante Docente e Antônio Passos Neto   Representante da Sociedade Civil Organizada. 

 Compete à Comissão: 

   • Conduzir os processos de avaliação internos da Instituição; 

   • Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de   Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP; 

   • Coordenar o processo de elaboração do Planejamento Estratégico; 

   • Coordenar o processo de diagnóstico dos principais problemas enfrentados   pela instituição (insumos para o Planejamento Estratégico); 

   • Coordenar e acompanhar os processos de avaliação externa da   instituição; 

   • Acompanhar a evolução do tema Avaliação do Ensino Superior junto ao MEC.

Fonte: PROTEC

Campus Iseed-Faved

Horário de Funcionamento:

Seg a Sex: 08:00 às 22:00
Sáb: 8:00 às 14:00

Endereço:

Rodovia de Ligação da BR 120/259 KM 001 - Virginópolis / MG

Iseed-Faved Belo Horizonte

Horário de Atendimento

Seg a Sex: 09:00 às 18:00



Central de Comunicação 

(31) 3243-0967

Horário de atendimento:

Seg a Sex: 09:00 às 18:00